O que é MIXED USE?

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Com o grande crescimento das regiões metropolitanas, a mobilidade urbana passou a ser um dos pontos críticos para a população que se move de casa para o trabalho. O fluxo constante de automóveis, cada vez maior, faz com que as pessoas percam muitas horas do seu dia em deslocamentos, causando estresse e perda de tempo.

O conceito mixed use veio justamente para mudar essa realidade: proporcionar a oportunidade de morar, trabalhar e se divertir em um único local, onde o meio de transporte passa ser… o elevador! Work, play and life, virou palavra de ordem, uma solução prática e inteligente para as grandes cidades.

Tendência há alguns anos em grandes cidades americanas, o conceito mixed use no Brasil já existe há mais de uma década e continua plenamente viável, não apenas nas grandes capitais, mas também em cidades com vocação empresarial. Campinas, Barueri, Grande ABC, Santos são exemplos de cidades que incorporaram este conceito com muito sucesso.

A principal vantagem de um conceito mixed use é a qualidade de vida proporcionada aos compradores deste tipo de produto. “As horas que economizo no trânsito eu consigo ter mais tempo para fazer uma academia, cursos de aperfeiçoamento profissional e ter mais tempo com minha família”, afirma Maria Elisa, advogada com escritório e apartamento em empreendimento mixed use na cidade de São Caetano do Sul.

Um complexo de uso misto, com imóveis comerciais, lojas, shoppings, apartamentos e em alguns casos até hotéis, torna o empreendimento viável pelo volume gerado por cada tipo de produto. A parte residencial quando totalmente ocupada, gera público para o comercial e vice-versa e ambos geram público para as lojas, shoppings e hotéis. Um perfil viabiliza o outro e ambos viabilizam todo o empreendimento. São soluções inteligentes que resolvem não só a qualidade de vida, como amenizam os problemas de mobilidade das cidades.

“É o tipo de empreendimento que toda prefeitura deveria dar incentivos ao invés de criar entraves”, comenta Nilson Colombo, profissional de marketing imobiliário. “As prefeituras deveriam rever seus Planos Diretores e destinar áreas com condições especiais para empreendimentos mixed use. De uma só vez, resolveria vários pontos importantes: mais investimentos na cidade, desenvolvimento imobiliário sustentável, melhoria no fluxo de trânsito e qualidade de vida aos seus moradores”, ressalta.

A WP* Criativa é uma agência especializada em Marketing Imobiliário e entende todas as vertentes deste mercado que cresce a cada dia. Fale conosco.

By | 2019-05-17T16:56:48+00:00 maio 17th, 2019|estilo de vida|0 Comments

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